10 minutos por dia para viver melhor

Foi apresentado por Helena Sacadura Cabral, ontem em Lisboa, o novo livro do médico Fernando Póvoas. São conselhos, um por cada dia do ano, para que cada um cuide  de si, gastando apenas 10 minutos por dia. Pequenos gestos,  que não custam dinheiro, mas que são capazes de melhorar a vida. Vou desvendar apenas alguns deles, que já surgiram como tema de alguns posts deste blogue, por sinal, também diários…

1) Espreguiçar ao acordar

Para quem leva uma vida muito sedentária, este gesto é importante, pois além de se fazer alongamentos, permite activar a circulação sanguínea,  libertar endorfinas e reduzir as dores de cabeça provocadas por tensões musculares.

2) Comer banana

É  rica em serotonina, uma substancia que ajuda a relaxar e a manter o bom humor e fornece ainda uma boa dose de energia ao corpo, sendo ideal para desportistas.

3) Alimentar o cérebro

Para combater a falta de memória, a dificuldade de concentração, as alterações de humor, os melhores alimentos para o cérebro são os que contem a ómega-3, tais como: peixes como o salmão, o atum, o bacalhau, a sardinha, a truta e a cavala; óleos vegetais como o azeite, a soja, o milho, a linhaça e a canola e frutos secos como as nozes e as castanhas.

4) Não trabalhar até tarde

Erro que muitos cometem mas que devem evitar. O segredo está em ser mais organizado! Equilibrar a vida profissional com a pessoal é fundamental para ser saudável.

5) Fazer uma sesta

Dormir a “siesta” à tarde traz benefícios para a saúde, desde que não se ultrapasse os 45 minutos. A ideia é reduzir os níveis de stress e ansiedade, potenciar a criatividade e restaurar a capacidade de aprendizagem do cérebro. Se não pode dormir depois do almoço nos dias de trabalho, aproveite os fins-de-semana e as férias para o fazer.

6) Aderir à marmita

A marmita é uma alternativa muito saudável e económica e o autor sugere: “uma salada ou uma massa fria, com atum ou frango cozido desfiado, legumes salteados… Para sobremesa pode levar uma gelatina ou uma fruta”. Para além de poder aproveitar o tempo de sobra para fazer uma caminhada depois da refeição.

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