Pudim de Pão

Finalmente decidi fazer o pudim de pão que a minha amiga F. faz tão bem e cuja receita lhe pedi via chat:

Ingredientes:

1 pão grande,3 ovos, 150g de açucar,1/2 l de leite, 1 cálice de vinho do porto e caramelo para a forma. Bate-se os ovos com a açúcar, depois o leite com o pão triturado com a varinha, por fim o vinho do Porto. Coloca-se o preparado numa forma caramelizada, e coze-se em banho-maria +/- 45 minutos em lume brando, Cuidado para ao ferver a água não entrar para a forma, deve-se por não + de dois dedos de água. Sabes fazer o caramelo?

Não!!! Dá para utilizar o caramelo das garrafinhas?

Dá, mas não fica tão bem.Fazes assim: pões ao lume um tacho com 100g de açúcar, ele vai derretendo e vais mexendo, quando estiver dourado, cor de caramelo, deitas COM MUITO CUIDADO ( porque pode saltar e está a alta temperatura) 2 ou 3 colheres de sopa de água, sempre a mexer.Quando achares que está com uma consistência cremosa, vertes para a forma do pudim e vais rodando dentro da forma para espalhar bem, Depois é só colocar o preparado do pudim. Confesso que a confeção do caramelo requer alguma perícia, mas experimenta com um bocadinho de açúcar, só para veres o efeito.Depois de feito o caramelo coloca o tacho e os restantes utensílios em água morna, deixa de molho, que fica tudo dissolvido, Experimenta.

Desculpa estou a ser muito chata com a receita, mas diz-me: a tua forma é do tamanho da que eu comprei, número 16? (está cravado o número), pois havia muitos tamanhos e às tantas as quantidades não estão adequadas, ha,ha,ha.

Não és nada chata, a minha é 14

Xi…e agora, aumento as quantidades dos ingredientes ou achas que a forma fica mais vazia?

Põe um pouco mais de leite,+ meio pão ou + 1 ovo, as quantidades não têm que ser ao milímetro, eu às vezes ponho 3 ou 4 ovos, dependendo do tamanho:)

Obrigada! Estou mortinha por experimentar!!!

Por acaso…o pudim ficou delicioso! Para além de consolar a vista e o estômago, é muito económico pois reutiliza-se pão e os outros ingredientes costumamos ter sempre em casa. Claro que tive de comprar a forma mas vou dar-lhe bastante uso (também dá para gelatina). Obrigada F.!

Anúncios

2 responses

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s