Cubismo

Os últimos museus de pintura que conheci foram de dois famosos pintores cubistas. O primeiro já conseguiu adivinhar: Picasso. E o segundo é o português Amadeo de Souza-Cardoso.

O museu do Picasso que visitei recentemente foi o de Málaga (http://www2.museopicassomalaga.org/), um dos vários museus Picasso espalhados por Espanha, França, Suiça e Alemanha. E um fato que achei estranho, foi este artista, depois de ter saído da sua terra natal aos 13 de idade e tendo uma longa existência de vida até aos 91 anos de idade,  nunca ter regressado a esta cidade. No entanto, este é o museu mais visitado da região de Andaluzia e conta com um espólio magnífico,contendo oito décadas do trabalho de Pablo Picasso.

Com apenas 16 anos (em 1897), Picasso, partiu para a capital do país para estudar na Real Academia de Madrid. Ao fim de 3 anos já estava em Paris, iniciando-se como  ilustrador de revistas, principalmente com cartoons.

“Desnudo Acostado com gato”, 1964

O museu de  Amadeo de Souza-Cardoso fica em Amarante,(WWW.amarante.pt/museu) a sua cidade natal, instalado no Convento Dominicano de S. Gonçalo de Amarante , embora os quadros mais representativos da sua coleção se encontrem em Lisboa, desde 1983, data em que foi inaugurado o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Amadeo de Souza-Cardoso morreu aos 30 anos de idade (1887-1918) ,vitimado por um surto epidémico de gripe, mas atingiu a plena maturidade artística e uma carreira internacional, expondo a sua obra artística em Paris, Estados Unidos da América, Alemanha e Portugal.

Com apenas 18 anos, (em 1905), foi para Lisboa com a intenção de estudar Arquitetura na Escola de Belas Artes em Lisboa e um ano depois parte para Paris, para se dedicar exclusivamente à pintura. As suas primeiras experiências tiveram por base o desenho, como caricaturista.

Conheceram-se…

“A Ascenção do Quadrado Verde e a Mulher do Violino”, 1916

Gostava muito que este artista pioneiro da arte moderna fosse mais reconhecido no nosso país!

Anúncios

3 responses

  1. Numa das minhas últimas passagens por Amarante, e porque estava a caminho de um encontro com hora marcada, não passei da sala de venda de ingressos e loja de souvenirs do museu. Só aquele espaço chegou para me render á qualidade artística de algumas peças de porcelana da Vista Alegre, decoradas com desenhos de Amadeuo de Souza-Cardoso. Comprei duas, uma oferecia, e a outra decora o meu “hal de entrada”.

  2. Numa das últimas passagens por Amarante, e porque me deslocava para um encontro com hora marcada, não pude visitar o museu, mas fiquei deslumbrado com a beleza de algumas peças da Vista Alegre decoradas com desenhos de Amadeo de Souza-Cardoso. Comprei duas peças, uma ofereci-a, e a outra decora o meu “hal de entrada”.

    • Vale mesmo a pena visitar o museu de Amadeu de Souza- Cardoso e Amarante!
      Está aberto aos fins de semana, o ingresso custa 1 euro e pode contemplar-se telas de Nadir Afonso, Cargaleiro, Vieira da Silva, Júlio Resende : ), Júlio Pomar, José de Guimarães, Armanda Passos, só para citar alguns. Não sabia da relação da Vista Alegre com os desenhos do pintor e depois da visita fiquei ainda mais interessada por pesquisar a vida e obra deste grande artista, mais um que tem sido pouco valorizado no nosso país, como de resto toda a cultura. Lá nisto não somos parecidos com os espanhóis que têm muito orgulho em tudo o que é nacional. Quando penso que querem acabar com a Fundação da Paula Rego…

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s