Preço dos combustíveis II

Que novidade, mais um aumento da gasolina!

“Contas feitas e em 2012 os preços da gasolina e do gasóleo em Portugal já encareceram 18 cêntimos e 8 cêntimos por litro, respectivamente. No caso da gasolina 95, isto significa que abastecer um depósito de 60 litros já custa mais dez euros do que no final de 2011.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,769 euros enquanto o do gasóleo vale 1,529 euros. Em qualquer dos casos trata-se de preços de referência, ou seja, na prática os portugueses estão a pagar valores mais elevados para alimentar os seus automóveis a gasolina e/ou a gasóleo. Na auto-estrada, por exemplo, a gasolina já custa 1,794 euros, enquanto o gasóleo vale 1,559 euros.

Por este motivo não é de estranhar que os postos de abastecimento dos hipermercados estejam a conquistar terreno às marcas de referência, tendo fechado 2011 com uma quota de 31,4% das vendas em volume, ultrapassando a Galp. É que as diferenças de preço são cada vez mais significativas, chegando a ser 22 cêntimos mais baratos no caso da gasolina e 19 cêntimos no do gasóleo. ” Jornal O Económico 8/4/2012


Anúncios

3 responses

  1. Deixo aqui algumas indignações para reflexão: 1. O vencimento anual em 2011 do presidente da Galp foi superior a 1 milhão de euros, sem contar com os extras; 2. O Conselho de Administração da Galp tem, pasme-se, 17 administradores e passará para 21 (no triénio de 2011/13)!!! 3. A juntar a estes desvarios, os impostos têm um peso de 58 por cento no valor total de cada litro de gasolina 95 (ISP+IVA).

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s