Cultive uma Horta

Este é um dos projectos interessantes que a LIPOR (www.lipor.pt) desenvolve desde 2003, através de parcerias que vai estabelecendo com Municípios, Juntas de Freguesia,  Instituições Sociais, Escolas, Centros de Formação e Empresas.

Chama-se “Horta à Porta” e na prática consiste em disponibilizar a particulares interessados, talhões de no mínimo 25 m2,  um local para armazenar as ferramentas, agua, um compostor individual e ainda… formação em agricultura biológica para amadores! Tudo isto com  garantia de poder cultivar a sua pequena horta com produtos seleccionados por si, para consumo próprio.Nada se compara à satisfação de comer produtos hortícolas plantados, regados e alimentados por si e que tomou conta até ao momento da colheita. Estudos indicam que uma tendencia global para 2012 consiste no “Rurbanism”,  juntar o urbano com o retorno à ruralidade, uma geração de indivíduos exigentes, preocupados com a sustentabilidade e com a origem de tudo o que consomem. E não andamos nós também preocupados com saídas para a crise?

Não se admire portanto, que o seu numero de pré- inscrição online no Projecto Horta-à-Porta seja o 3451…, mas se os contactar poderá receber uma resposta simpática: – Não se assuste com o numero de ordem de chegada, é mais rápido do que o que pensa!

Anúncios

3 responses

  1. Já há bastantes anos que o vimos fazendo numa parte de uma quintinha do meu sogro. Já nos habituamos àqueles miminhos caseiros e agora não prescindimos deles… isto é, vamos sabendo o que comemos!
    Beijinhos.

  2. Maravilha, quisera eu que em Canidelo, Gaia, houvesse um projeto semelhante. Boa Terra a monte é o que não falta! Parabéns pela excelente iniciativa.

  3. Acho uma iniciativa muito interessante uma forma de voltar às raízes ….se para alguns pode ser visto como uma atividade menor, acho que pode constituir-se numa forma de combater o desemprego,desenvolver o gosto pelo cultivo e pela troca(entre hortas) …..contribuindo ainda para uma alimentação mais equilibrada e saudável”!O idela seria mesmo uma horta á porta de cada um de nós:)

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s