Boas práticas do INEM

Obrigada ao

por me ter ensinado a actuar perante uma vitima de paragem cardiorrespiratória. A sessão de sensibilização ocorreu no dia 2 de Março, no Silo Espaço Cultural do Norteshopping.

O “Suporte Básico de Vida (SBV)” é um  treino recomendado a todos os cidadãos,aspeto vital na cadeia de sobrevivência,dado que os serviços médicos raramente conseguem aceder ao local nos primeiros minutos quando ocorre a hipoxia (diminuição do teor de oxigénio no sangue) e em que as lesões cerebrais se tornam irreversíveis.

Para pedir auxilio, ligue para o 112, que é o Número Nacional de Emergência, sendo comum para além da saúde, a outras situações, tais como incêndios, assaltos, etc.;

A chamada será atendida por um operador da Central de Emergência, que enviará os meios de socorro apropriados. Neste tipo de situações, será transferida para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

Informe, de forma simples e clara:

– O tipo de situação que observa;

– O sexo e a idade aparente da pessoa a necessitar de socorro;

– O número de telefone do qual está a ligar;

– A localização exata e, sempre que possível, com indicação dos pontos de referência;

– A existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, (por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, encarceramento, explosão, eletrocussão, etc.)

Qualquer um de nós poderá salvar uma vida!

Anúncios

2 responses

  1. Evidentemente que de uma maneira geral o que é tratado no >anoabaixocusto>é de grande interesse social que ás vezes nos passa ao lado por diversas razões.
    Mas uma coisa é certa ,falar no INEM é quási uma obrigação,porque é digno de todo o respeito e ninguém está livre dos seus préstimos.Eu já precisei e estou muito grata pela sua eficiência.Muitas vidas são salvas.Quem sabe a minha? OBRIGADA.
    BJSSS BAL

  2. Esse é um ponto muito e muito importante… e tenho tido a sorte de observar, no R/C , nos cursos de Esteticismo a sessões fantásticas de técnicas de SBV.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s