Chamar este dia à responsabilidade!

Chegaste, meu dia danadinho! Chamas-te “29 de Fevereiro” e por tua causa, tenho de escrever mais um post este ano, e que para mal dos meus pecados, dedico-te em exclusivo. Dás-te ao luxo de apareceres só de 4 em 4 anos? E o que fazes? Baralhas todos os aniversariantes que com um corpinho de 16 anos só têm 4 anos de idade ou que com um corpinho de 68 anos só têm 17 . Antigamente, ainda se fazia a marosca de registar os nascidos a 29, no dias 28 de Fevereiro ou 1 de Março. Agora, só de  portugueses, “tens 7.427  à perna”, pois não se costuma dar prendas antes da data do aniversário e depois já passou, isto é, nem sequer existe dia para festejar.

Além do mais, a última vez que apareceste foi em 2008, passaste despercebido. Chegares agora em 2012, num ano de crise, não vem nada a calhar, pois gastamos os nossos salários, pensões ou subsídios de Fevereiro contigo!

Para tu nasceres, foi preciso que o Papa Gregório XIII em 1582, reunisse com um grupo de astrónomos, matemáticos e filósofos, alemães e italianos, com o intuito de corrigir o calendário juliano. Os dias do ano estavam desajustados com a translação da Terra e com os eventos relacionados com as estações do ano.

Fica sabendo que a mudança para o calendário gregoriano deu-se ao longo de mais de três séculos e que nós, os portuguesinhos, fomos dos primeiros a aceitar! A Alemanha a 1700, o Reino Unido a 1752, a China a 1912,  a Rússia a 1918 e a Grécia a 1923.

Não sei se é conveniente voltares em 2016, temos dúvidas em como estará o país nessa altura (ainda ninguém nos disse nada), mas como somos um povo hospitaleiro e pacifico, há sempre lugar para mais um. Mas garanto-te que tem havido muitas reuniões e cálculos, desta vez  não com cientistas mas com políticos, para decidir os dias de calendário deste ano que deixarão de ser feriados nacionais. E acreditas que o Papa em exercício está também envolvido? Seremos mais uma vez os primeiríssimo a aceitar a mudança para o novo calendário Ratzingeriano.

7 responses

  1. Pois é minha amiga!
    Cada vez me surpreendes mais, com o teu conhecimento. Obrigada, pois hoje já enriqueci um pouco mais a minha cultura geral.

    Ah! tenho uma amiga nessa situação (festeja sempre no dia 1 de março). E não lhe causa grande problema. Diz que já se habituou, também não podia fazer mais nada. Não é?
    SF

  2. Estou sem palavras!…..e só agora é que estou em condições de comentar.Tenho a dizer que por causa do ano seguinte ao” meu”casamento ser bisexto casamos no dia 29 de Dezembro para fugirmos ao mito de dar azar…Perto das festas do Natal e passagem do ano esta data não dava lá muito geito,mas foi assim e seja lá como for resultou em pleno.Parabéns pele tua sabedoria.Já agora nasceste num ano bixesto?BJSSSSSS BAL

    • Gostei!!! (mais uma vez) Sempre me fez confusão e espécie saber como é que as pessoas nascidas neste dia comemoram o aniversário pois afinal, comemorar no dia 1 de Março, não é a mesma coisa, não tem o mesmo significado… o melhor seria, sem dúvida, só fazer anos de 4 em 4 …. se fosse possível 🙂

Deixe o seu comentário

