Pertencer a um país feliz: a Suiça

De acordo com o”Centro Mundial de Estudos da Felicidade”, os suiços ocupam um lugar muito próximo do cume da pirâmide da felicidade.                        http://worlddatabaseofhappiness.eur.nl.

Sabemos que a Suiça é um dos países mais ricos do mundo em termos do PIB per capita e com uma taxa de desemprego quase nula. Sabemos também muito acerca da sua história de neutralidade e paz.

No seu livro A Geografia da Felicidade (Lua de Papel,2008), Eric Weiner escolhe visitar este país,  entre outros dez,  para descrever a forma de viver essa felicidade.

Vamos então aterrar para descobrir mais motivos que levam os suíços a estarem contentes por terem nascido…

– As paisagens magnificas e a sua profunda ligação à natureza. Por mais cosmopolitas e citadinos que sejam, quase todos os suiços se dedicam a actividades de montanha. Ninguém duvida que a proximidade com  o ar puro e com a terra  faz-nos  sentir bem mais perto do paraíso.

Imagino agora a  Heidi e o Pedro a descerem as rampas verdejantes dos Alpes:- yo laré laré y u!

–  Tão atraentes são as imagens da Suiça “genuína”,  que existem mais “Suiças” citadas como referência para outros continentes: Singapura é a Suiça da Ásia, Costa Rica é a Suiça da América Central…

– Há! Os suíços comem muito chocolate que sabemos que é um bom anti-depressivo…

– O cumprimento de sistemas urbanos super-eficientes,  bem como o asseio das ruas e casas de banho públicas pode não constituir um grande motivo de alegria, mas elimina muitas razões para nos sentirmos infelizes…

– A organização e pontualidade, ou não fossem eles apaixonados por relógios, presentes em quase todos monumentos históricos…

– A inveja  é inimiga da felicidade, por isso fazem tudo para que ela não exista. Odeiam a ostentação, falar de dinheiro sequer. Parece estranho, dado que a economia é baseada na actividade financeira, mas os suiços estão mais inquietos com os problemas que se passam no mundo e são ínumeros os que se dedicam a essa actividade a tempo inteiro no corpo diplomático de Genebra, sede de inúmeras organizações internacionais.

Curiosamente, são conhecidos pela sua extrema falta de humor… o que dizem é mesmo o que pretendem dizer, ponto final.

E nós por cá?!…

– FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES!… (Raul Solnado)

Anúncios

4 responses

    • Olá!Sim. As fotos foram tiradas em Novembro de 2004. Atenção: a felicidade dos portugueses na Suiça não terá a mesma correspondência com a felicidade dos suiços no seu país. Bjs.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s