Tão Grande… Tão Pequenino…

Tive um livro na minha infância que se chamava “Tão grande…Tão pequenino” de Kaufman, Joe (1971).

Comparava com ilustrações e poucas palavras; uma baleia com um peixe de aquário, um navio transatlântico com um barquinho casca de noz, umas botas de jardinagem com uns carapins de bebé…

O grande no seu lugar e pujança, mas também a ideia do “small is beautiful!”.

De repente, lembrei-me de transpor este exemplo para dois países como a Alemanha e Portugal… através do prato mais típico  do povo germano: a salsicha!

Tão grande…

Este prato e outros (maxi-hamburguers, bifes gigantes empanados; bebidas: minimo de 2 litros por pessoa) servem-se em exclusivo no restaurante alemão “Waldgeist”, em Hofheim.

Tão pequenino…

Em Portugal, estamos a confecionar um outro tipo de salsicha, mais pequenina, num prato que podemos designar de “Polvo à Troika”…

Anúncios

3 responses

  1. Os alemães podem ter muitos defeitos, contudo têm qualidades (rigor, método, disciplina, etc.) que lhes permitiram erguer o país várias vezes ao longo do séc. XX.
    Deixando as salsichas e a troika em “stand by”, penso que a nossa pequena dimensão (Portugal) não tem importância nenhuma, se conseguirmos aproveitar os bons exemplos e formos empreendedores. Alimentar os complexos que possamos ter em relação à Alemanha e a outros países mais desenvolvidos não nos levam a lado nenhum. Temos desportistas, técnicos altamente qualificados e cientistas do melhor que há no mundo, por isso conforme disse o Presidente Obama, Yes We Can…

  2. Texto interessante. De facto, o valor de algo não se determina pela sua dimensão. Os alemães parece que se têm esquecido deste facto, apagando do seu presente as memórias das várias vezes que foram ajudados a sair da destruição total. Portugal, país pequeno, criativo, por vezes desorganizado, já faz novos pratos com o polvo da troika. Esperemos que o bom humor continue connosco.

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s