Sushi à moda do Porto

Aos sábados, dá-me um desejo de comer sushi…

Mais um dos “fenómenos de aculturação” que se verificam comigo após uma viagem realizada; neste caso, escusado seria dizer, ao Japão.

No Grande Porto, existe uma oferta bastante variada de restaurantes japoneses. Ainda bem que se tornaram moda…

Destaco alguns dos que conheço e em que saí satisfeita:

KIOTO (Praça Guilherme Gomes Fernandes, 56, Porto.Tel: 918863875).

SUKY_SUSHI and flavours (Rua de Caldas Xavier, Porto. Tel: 918662065).

Comment: ambos muito recentes, bem localizados e sabem bem o que estão a fazer. Aqui o Gordon Ramsey saia derrotado!

GÓSHO (Avenida da Boavista, 1277, Porto.Tel: 226086708)

Comment: Sofisticado. Escuro… prefiro a esplanada do Góshò no Jardim Botânico (Rua do Campo Alegre, 1191, Porto, Tel. 220 402 879).

SUSHI- BAR TERRA (Rua do Padrão, 103, Porto .Tel: 226177339).

Comment: agradável varanda para pedir o menú que apresentam aos almoços durante a semana.

ZEN HOUSE (Praça Carlos Manuel Seabra Monteiro, Lj 35-37, Matosinhos. Tel: 229380988)

Comment: O sushi man dá um verdadeiro show de bola!… Pelo entretenimento, prefiro vir antes a  este do que ao SAKURA (Rua de Sousa Aroso, 641/655, Matosinhos.Tel: 229381264)

GOKOBE (Rua de Grijó, Nº 44, Porto, Tel: 222401410)

Comment: Agradável buffet, preço único.

Poderia citar muitos outros, mas esta é a minha seleção. E para não se privar de ir a um restaurante japonês porque as pessoas que o acompanham não gostam, experimente este, que complementa com outro tipo de comida:

MEDIT (Rua Afonso Lopes Vieira, 180, Porto Tel: 226098764)

Ainda assim, estamos a milhas de servir sushi como no Japão. Há determinadas particularidades que ainda cá não chegaram. E que poderão nunca chegar.

As montras dos restaurantes expõe os pratos que servem, ilustrando a comida em material de plástico, para não se deteriorar.

Para esse efeito, existem lojas especificas que vendem peças de comida japonesa de plástico. E um quarteirão inteiro na cidade de Tokio, apenas destinado à venda de utensílios de cozinha. As facas do corte do peixe são muito procuradas e atingem preços verdadeiramente astronómicos.

A atenção com a frescura dos alimentos é levada ao rigor. Nos mercados, ao longo do dia,  as etiquetas dos preços dos bens pereciveis são mudadas para valores inferiores. É diferente comprar o mesmo peixe de manhã ou no final do dia.

São frequentes os tapetes rolantes em que o consumidor retira os pratos, de preços diferenciados, e no final da refeição, o empregado passa uma máquina nos pratos vazios empilhados que faz a soma. O Chá verde (quente) é oferecido durante toda a refeição.

O peixe pode ser retirado do aquário à vista do cliente e zás… Não pergunte se é fresco. Cale-se,  coma-o cru e demonstre a sua satisfação ao sushi man  que o preparou para si.

E os clientes podem ser surpreendidos à entrada com uma saudação em coro por parte dos empregados que tocam uma espécie de chocalhos. Boa onda, mesmo!

Anúncios

10 responses

  1. Hummmmm…. acrescento um de que gosto especialmente, o Shis (na praia do ourigo, Foz).
    Recomendo o Hot maki! Quando estamos com menos tempo, podemos solicitar o take away. Bom apetite!

  2. No início foi difícil. Passada a fase de adaptação, fiquei viciado neste tipo de comida. É saudável e raramente provoca aquela sensação desagradável de “enfartamento” no final da refeição. Relativamente aos restaurantes no Porto e atendendo à relação preço/qualidade, destaco o Suky e o Kioto.

    • Olá! Quando a vontade de comer sushi é tanta, existe um Take-Away que por 5 euros, trazemos para casa 20 peças. Sabor Fresco (Avenida da República,844- Matosinhos.Tel: 966100203). Por este preço, quem nunca experimentou pode degustar e quem gosta pode-se consolar! Bjs

  3. Não esquecer o Itamae, primeiro restaurante japonês no Porto! Fica em Miguel Bombarda, tem um belo jardim oriental e ás vezes exposições de arte. Só não consta que aceitem cupões, vales e outras promoções… Ora bolas!

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s