Pesto

A pedido da minha amiga M. vou revelar a receita do Molho Pesto à minha moda e sugerir um prato onde o podem utilizar como condimento: Penne de Salmão.

Em primeiro lugar, numa óptica de sustentabilidade, um dos ingredientes chave desta receita: o mangericão – é colhido na varanda. Comprei um vasinho desta planta aromática  num hipermercado (1,50€), e apliquei-o numa floreira, para ser utilizado muitas vezes. Desenvolve bem.

Depois, numa liquidificadora, junto tudo, a olhómetro: as folhas de Mangericão, Pinhões (que sobraram do Natal!…, senão, há alternativas como Cajú ou Castanha do Pará), um dente de alho, sal grosso e pimenta, e rego com azeite extra virgem. Não junto queijo ralado, como consta na receita, porque acho que fica muito enjoativo. Prefiro polvilhar o queijo parmesão depois na massa.

Ficando consistente e a gosto, encho um frasco que já pertenceu a uma compota e guardo no frigorífico, sem o consumir no próprio dia.

O prato “Penne di Salmão” está para a ilha da Sardenha como os “Filetes de Peixe Espada com banana” estão para a ilha da Madeira: consta em todos os menus dos restaurantes!

Para a confecção deste prato (que me enche as medidas, pois adoro salmão, até o como cru- na versão sashimi); utilizo a massa “penne” , mas que também pode ser substituída por massa “macarrão” ou massa “cotovelos”. Depois de cozer a massa, junta-se o salmão, que pode muito bem  ter sobrado de uma outra refeição,  partido aos bocadinhos, e pode-se juntar ainda a gosto, sementes de sésamo, alcaparras ou queijo ralado.

O molho pesto confere ao prato, cor, aroma e sabor, numa profusão de sentidos!…

Se gostou da receita entre na  página de facebook do “anoabaixocusto” e clique em Gosto

http://www.facebook.com/anoabaixocusto

Continuação de um bom fim-de-semana e

Bom Apetite!

Anúncios

6 responses

  1. A mesa é uma das minhas perdições!
    Não como muito, mas gosto de comer bem (emcasa).
    E esta receita assenta-me bem!!

    Ahhh… e gostei muito de ver a varanda toda aproveitadinha com as especiarias que nos deliciam na cozinha.

    • Adoro molho pesto….mas o que experimentei foi mesmo do “Pingo Doce” que gosto de misturar com esparguete integral…mas nada como um pesto fresco, feito na hora….vou experimentar:)

  2. Só tenho pena é que as plantas,por muito pequenas que sejam não aguentem muito tempo cá em casa:) por isso o manjericão vem mesmo o vaso do supermercado

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s