Pinte Você Mesmo

Ao fim de 8 dias de estar em Tóquio, plenamente absorvida com a cultura oriental, desde a cerâmica ao origami, já quase com os olhos em bico, eis que me surpreendo com uma parede ao fundo, num dos Starbucks da capital. Que contraste! Naquele contexto, uma composição tão naif e ocidental, as telas com as casinhas e os castelos, tão distantes de onde eu estava, fascinaram-me! A mesma parede, decorada com as mesmas telas, num bar de um parque de diversões português, não me faria reter mais do que uns 15 segundos.

A última vez que senti o impacto do olhar dos japoneses sobre o ocidente, foi numa exposição guiada ao Museu Soares dos Reis no Porto, especifica ao magnífico Biombo pintado do século XVII, que documenta a chegada dos Portugueses ao Japão. A composição mostra uma nau portuguesa atracada no porto: toda a simbologia ligada ao movimento da expansão portuguesa, o encontro multicultural, o movimento comercial e a missionação religiosa. E os portugueses estavam todos representados com os narizes em bico…

Meti mãos à obra e decidi transpor essa parede para minha casa. Se até um elefante pinta, como vimos anteontem, também eu seria capaz de o fazer.

Comprei as telas 30X30 cm, numa loja dos chineses, os pincéis e as tintas foi a minha mãe que me emprestou, pois nestas coisas seguro-me bem, ou seja, em tudo aquilo em que eu me meto a fazer, tenho sempre alguém muito melhor por detrás.

Seleccionei então, alguns desenhos simples em consonância com o meu jeito para desenhar e eficientes na mensagem.

E o resultado é o seguinte

9 responses

  1. Olá!!! Ao ler esta sugestão, lembro-me de uma montagem que me enviaram há algumas semanas com imagens fabulosas de pinturas feitas directamente nas paredes. A ideia era: em vez de comprar quadros, pinte o quiser directamente nas paredes. Na verdade, às vezes, basta apenas imaginação e pôr mãos à obra. Como sou de guardar tudo, há pinturas e desenhos que fiz na pré-escola que ainda vão ppreencher as paredes lá de casa. Por isso, e com este Sol a dica é: imaginem, pintem e deliciem-se com as vossas obras de arte!!! Beijinho, H

  2. Trata-se de uma solução para quem procura/deseja preencher as suas paredes e com algo de seu, podendo retratar ou simplesmente exprimir um estado de alma. Fica sempre algo de seu nas pinturas ou desenhos que se faça. Boa dica (económica) e boa forma de terapia ( esquecer a crise enquanto se cria arte)

  3. Olá!
    Ficou muitíssimo bem. Mas mesmo que eu tivesse este jeito, nunca conseguiria permissão para as colocar à vista de toda a gente; alguém diria logo que preferia pintar a sala toda de novo… :D. Beijo. Eunice

  4. Parabéns Susana sobretudo pelas lindas fotografias que apresentas que só isso é já uma forma de arte,SABER OLHAR , Eu também não resistiria a perpétuar isso.. A coisa que mais me irrita é ouvir dizer que não têm geito para a pintura,pois se até os macacos e os elefantes pintam?Agora pintar como :Rubens,Rafael ,Gioto ,Picasso e muitos outros.jamais….Foram.Iluminados por
    DEUS.que através deles quiz que a humanidade,usufruisse de beleza e esplendor!
    Seja como for,pintar dá felicidade e bem estar ,eu que o diga pois quando pinto os
    lábios logo de manhã,o dia tem outro encanto,e eu também.!… .bjs Bal

  5. PERDOEM-ME MAS NÃO PINTEM O PÔR DO SOL!!!!!!…..porque temos que pintar
    o que a naturesa nos oferece generosamente ?!!!!!Nunca seria tão belo…..Disfrutemos…..E se o momento fôr de “love”digam…..obrigado meu DEUS.
    .
    BJS BAL

  6. Parabéns! Muito bom! Eu não me atrevo…mas penduro fotografias nossas e desenhos da minha filha. Fica personalizado, bonito…e à medida que vou tendo mais “artes” atualizo” os quadros/molduras com novos temas. IB

  7. Suasana, achei a ideia optima, isto porque tenho uma desenhadora e pintora em casa – a minha filhota de 5 anos que está diariamente a fazer desenhinhos de casas , da familia, arvores , sol… já não sei o que hei-de fazer a tanto papel – se quiseres podes publicar alguns desenhos desta pequena artista. Entretanto deste-me uma ideia para decorar o quarto dela ou a casa de banho.

    Bjs da tua colega Glória

Deixe o seu comentário

