Faça Marmelada ao Fim de Semana

O título é sugestivo, mas inserido no tema deste blogue é mesmo para ser levado à letra.

A colheita de marmelos antes do Natal deve ter sido verdadeiramente prodigiosa a avaliar pela quantidade de taças de marmelada que me ofereceram. A mim se me dessem marmelos, azedos e indigestos por obra da natureza, no fim de semana seguinte já estava com a colher de pau no fogão. É que eu não tenho a Bimbi, como uma amiga minha que a utilizou para fazer marmelada, por ser mais rápido e simples. – É pôr lá tudo e já está! Disse-me porém, com um ar de quem me estava a contar uma grande trafulhice. A que estava melhor, veio-se a comprovar, era a que cujo descritivo da confeção caseira, obedeceu aos rigorosos processos tradicionais de fabrico.

Esta prática tem sido tão corrente, que conheço um local de trabalho onde promoveram um concurso entre os funcionários, da melhor marmelada. Consigo imaginá-los no momento da degustação, com o palito espetado num rijo e dourado cubo de marmelada, a conversarem uns com os outros sobre o memorando da Troika, e a especular sobre as medidas que o governo iria adotar para promover a produtividade e competitividade das empresas. – É provável que nos ponham a trabalhar mais tempo, um banco de horas, uma coisa assim…

Longe de ser maléfica, consta-se que Fernão de Magalhães e seus oficiais, na sua viagem de circum-navegação, mantinham-se misteriosamente saudáveis, enquanto os marinheiros sofriam e morriam à sua volta devido ao escorbuto. Cerca de quatro quintos da tripulação foi mortalmente vitimada por esta terrível doença. Os grandes navegadores levavam sempre caixas de marmelada nas suas provisões de viagem, algumas para presentear os povos que encontravam pelo caminho.

Portanto, caras amigas, tendo ficado muito honrada com as ofertas, aproveito para lembrar que sou das que devolvo as tacinhas e que por sinal já entraram todas na minha máquina de lavar louça.

One response

Deixe o seu comentário

