Rir é o melhor remédio : )

A minha amiga H. divulgou por email, um Workshop de “Yoga do Riso” que vai decorrer no dia 21 de Janeiro, na TOTH (Rua dos Mercadores, 26 – Porto), das 10.00 às 12.00h. A orientadora é La Salette Magalhães (certificada pela Dr. Katarias´s School of Laughter Yoga). A inscrição custa 8 euros (Tel: 22099607).

Nunca participei em nenhuma sessão de riso, mas cada qual sabe naquilo em que se mete, nos benefícios que poderá retirar de cada experiência. Segundo a orientadora são: “…ajudar a desenvolver e a melhorar o bom humor e a auto-estima, a energizar o corpo e a libertar toxinas, a predispor para a ação positiva e para a interação salutar nas famílias, nas equipas de trabalho e no relacionamento com os outros”.

Há muitos anos atrás, li o livro “O Riso”, de Henri Bergson (Editora Relógios d´ água,1991). A primeira conclusão que o autor chegou é que: o que há de comum entre aquilo que nos faz rir, é o facto de tudo o que é cómico é essencialmente humano. Ou seja, uma paisagem não nos faz rir, uma pedra não nos faz rir, um animal não nos faz rir, um legume ou fruto não nos faz rir. A não ser que através do nosso olhar, possamos ser surpreendidos com algo de essencialmente humano. Quantas vezes nos rimos do nosso gato ou do nosso cão, por reconhecermos neles uma atitude ou expressão humana?

Esta foto tirada durante as vindimas do Douro não nos faz rir…

A não ser que…

Esta foto tirada na Capadócia não nos faz rir…

A não ser que…

Esta foto de um elefante, tirada em Chiang Mai,  não nos faz rir…

A não ser que…

Ou ainda que…

E quantas vezes nos pomos a brincar com frutos e legumes em casa, que pela sua forma, nos fazem lembrar algo essencialmente humano?…

Curiosos?…

Zen_©s_1__1_.Or_¼let

Riam-se muito. Rir é Humano. E enquanto rimos, poupamos muito dinheiro na farmácia e esquecemos a crise…

7 responses

  1. Gosto muito de rir e bem alto, mostrar todos os dentes e adoro qualquer coisa que me faça rir até perder o fôlego.

    Susana, li tudo e fiquei com vontade de criar o meu próprio blogue… É realmente muito pessoal, mas tem informação e sugestões bem interessantes. Parabéns e continua com esta iniciativa.
    Bjs

  2. Há ditados muito antigos sobre o riso,tais como-.Muito riso pouco siso,.ou:O riso está perto do choro..Eu acho que o riso e o choro,são ações antagónicas que não
    comandamos.Já me ri muito num local proíbido (sagrado)e como não podia controlar-me as lágrimas cairam-me pela cara ,o que me causou muito mal estar..
    Se vivermos num sitio que nunca ninguém ri ficamos mais desinteressantes
    Rir é bom…..Viva o sentido de humor
    Bal

  3. Muito havia que dizer acerca do riso ,sorriso,gargalhadas e cocegas que também provocam o riso e as gargalhadas da bruxa má?….Enfim, e os palhaços…?!!!

    ADEUS JÁ ME ESTOU A RIR
    BAL

  4. Na verdade, o riso e o perdão são as mais poderosas de todas as curas. Vou experimentar o tal workshop e, depois, digo coisas.
    Beijinhos, Susana, e continua a espalhar sorrisos e a fazer com que enfretemos de forma bastante positiva a Vida e suas crises!
    H

  5. A Amiga H vem comentar e recomendar o workshop do riso. Vale a pena pelo que se aprende sobre a importância e benefícios do riso, pelos exercícios feitos e, sobretudo, pelas gargalhadas dadas. Quando puderem experimentem. E. já agora: ahahah faz bem à barriga, eheheh aos rins, ihihih à garganta, ohohoh à cabeça e uhuhuh (estilo macaquinho) aos pulmões. Beijinho e muitos sorrisos… H

Deixe o seu comentário

